Objetivos e público alvo
Desenvolver atividades de monitoramento e reflorestamento do território, tanto na Aldeia Gapgir (RO), como em Pacarana (MT). Também se pretende capacitar os indígenas em treinamentos para manuseio de drones, construção de mapas, assim como direitos indígenas e na questão do usufruto das riquezas naturais do nosso território.
Contexto
Pela urgência que temos de monitorar e proteger nosso território e nossos direitos, já vínhamos fazendo reuniões na comunidade, buscando estratégias para monitorar esses dois principais territórios do Povo Paiter que se encontram em grandes ameaças de invasores como madeireiros, fazendeiros e garimpeiros. A organização precisa de um barco com urgência para monitorar e denunciar invasões, agressões e violações no território. Foi a estratégia que encontramos para entrar em nosso território e protegê-lo dos madeireiros.
Sobre a Organização
O Coletivo Mulheres do Museu Paiter A Soe foi criado pela demanda de um espaço para trabalho sustentável e de educação política com foco nos Direitos Indígenas. Nossa missão é proporcionar as mulheres a ampliação do espaço de poder e decisão dentro da comunidade por meio de oficinas, trabalhos comunitários, debates sobre direitos, discussão, etnocomunicação entre outros.