Objetivos e público alvo
Promover a VI Escola de Formação Feminista Popular Soledad Barrett para contribuir com o processo de formação política das mulheres em torno da redemocratização do país e despatriarcalização do Estado, através de uma reforma política que abarque as pautas feministas. Ao final do curso, 100 militantes mulheres serão formadas.
Contexto
A violência política contra as mulheres é um componente dos ataques à democracia e do autoritarismo que estamos enfrentando nestes anos. Também chama a atenção o fato de que partidos de direita, inclusive setores muito conservadores, tenham lançado candidatas mulheres que afirmam um padrão de “ser mulher” submetido aos valores e estruturas patriarcais e expressam propostas políticas que reforçam a casa e as responsabilidades com o trabalho doméstico e de cuidados como lugar prioritário das mulheres. É indispensável que a Escola de Formação reflita em impactos diretos e mudanças concretas na vida das mulheres e na forma como enxergam o Estado e o patriarcado, incitando-as a ocupar o campo da política e a combater a desigualdade de gênero tanto nos espaços de participação popular e democrática institucionais como na participação em manifestações e nos movimentos sociais.
Sobre a Organização
O núcleo Soledad Barrett é um coletivo que integra a Marcha Mundial das Mulheres, movimento que surgiu no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. Defendemos que as mulheres são sujeitos-ativos na luta pela transformação de suas vidas. Luta essa intimamente ligada à nossa autodeterminação.