Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte
Direitos Humanos e saúde: um olhar da mulher negra
Minas Gerais
Objetivos e público prioritário
Capacitar e subsidiar profissionais de 17 centros de saúde, e também do Hospital e Maternidade Sofia Feldman, que fica na região mais pobre e negra de Belo Horizonte (norte), para que possam intervir junto ao poder público com demandas por políticas focadas em humanização do atendimento. Desta forma, a iniciativa pretendeu consolidar direitos sexuais e reprodutivos de jovens e mulheres negras.
Atividades principais
- Folders de divulgação
- Oficinas de capacitação
- Produção de apostilas de apoio
- Seminário de sensibilização
Contexto
A partir de ações iniciadas em 2000, e depois por meio de projeto em 2006, a comunidade do norte de Belo Horizonte manifestou a necessidade de uma intervenção específica sobre saúde e direitos das mulheres ligada ao Hospital Sofia Feldman. Por falta de informação e formação, dificuldade de lidar com a própria sexualidade e outros motivos, profissionais de saúde deixam de prestar atendimento satisfatório às mulheres que mais precisam, na região da cidade onde o IDH é mais baixo e onde as adolescentes, por medo de serem estigmatizadas por já terem vida sexual ativa, deixam de procurar a rede pública de saúde.
Sobre a organização
O coletivo luta contra a discriminação e a opressão de gênero e étnica-racial e busca inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afro-brasileiras. Para isso, desenvolve ações nos temas combate ao racismo, saúde sexual e reprodutiva e direitos reprodutivos da mulher negra e atenção à violência de gênero com recorte étnico-racial.
Parcerias
O Centro de Promoção à Saúde apoiou a pesquisa prévia ao projeto aplicado
Resultados
Foram realizadas oficinas que atingiram profissionais de 17 centros de saúde. Também ocorreram oficinas de sensibilização com profissionais do Hospital Maternidade Sofia Feldman e com representantes de associações de bairros. Além das oficinas, foram realizados dois grandes seminários.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2007
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
7 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo