Objetivos e público alvo
Realizar atividades culturais e educativas para promover o fortalecimento das mulheres e da população LGBTQIA+ vítimas de violência. Além disso, o projeto visa criar uma rede de apoio para que as mulheres do Jardim Paineiras e Diadema possam receber o direcionamento para o serviço de referência. A partir do “Residência Artística Ocupação das Minas”, realizar rodas de conversa, eventos musicais, feiras culturais, graffiti, exposições, lançamento de livros e eventos gastronômicos.
Contexto
Os dados de violência contra as mulheres é um problema de saúde mundial. A ocorrência disso se estende para todas as camadas sociais, porém sabemos que as questões étnicas, de classe social, orientação sexual e de gênero se agravam exponencialmente. Muitas mulheres mergulham na arte e no ativismo para recuperar a integridade e levantar outras mulheres.
Vimos que um espaço de arte e ativismo que conseguisse acolher e criar momentos de prazer e protagonismo poderia ser um lugar de luta por equidade e promoção de saúde. Por isso, o grupo pensou em criar um espaço de escuta e que pudesse de algum modo acolher e também encaminhar casos. A construção e execução de ações culturais são ferramentas de extrema importância para fomentar o fortalecimento e a autonomia das mulheres.
Sobre a Organização
O Projeto Ocupação das Minas nasceu em 2019, idealizado pela artista graffiteira Nenesurreal, com o objetivo de formar uma rede de apoio para mulheres nos espaços de produção e ativismo. A partir desse cenário surge a ideia de realizar ação de construção coletiva, que abarcasse o que cada coletivo produz para a produção de um evento simultâneo de diversas linguagens.