Objetivos e público alvo
Formar 40 lideranças capacitadas a dialogar os poderes públicos em uma comunicação política que reflita conhecimento de causa na busca por maior diversidade no acesso e na presença nos meios de comunicação. Os focos do curso são a comunicação, a política e a relação intrínseca entre essas duas esferas. A construção do projeto conta com 30 entidades participantes e mais 10 lideranças independentes.
Atividades Principais
- Aulas expositivas sobre comunicação em si, política em si e comunicação e política
- Oficina prática de comunicação impressa e radiofônica
Contexto
A proposta do curso inseriu-se em um momento histórico em que a sociedade brasileira – preparando-se para mais uma campanha eleitoral em 2010 – passava por transformações políticas das quais se esperava que resultassem em mais pluralismo democrático.
Sobre a Organização
O OMI-DÚDÙ desenvolve ações para valorização da comunidade negra. Para tanto, articula parcerias com vários segmentos do movimento negro em âmbito nacional e atua com a juventude por meio da formação cultural e profissional. A organização oferece cursos em diversas áreas, palestras, oficinas, encontros e seminários, promove lançamentos de livros, vídeos de valorização da cultura negra e faz campanha permanente contra a violência policial e de grupos de extermínio.
Parcerias
Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia
Resultados
O curso recebeu 96 inscrições e aumentou de 40 para 50 o número de vagas disponíveis – 42 alunos concluíram as atividades com frequência satisfatória. No decorrer das aulas, produziram reportagens, programas de rádio e um jornal mural que foi distribuído nas entidades e comunidades que inscreveram participantes. Os organizadores decidiram oferecer pelo menos mais uma turma do curso. Veja jornais produzidos: 1, 2 e 3.