Objetivos e público alvo
Oferecer aos integrantes das diversas comunidades de terreiros de Aracaju, Grande Aracaju e Vale do Cotinguiba a apropriação de conteúdo e informações para a construção afirmativa de sua identidade cultural e religiosa. E ainda servir de instrumento para o enfrentamento da intolerância religiosa e na luta por políticas públicas de garantia dos direitos humanos e de promoção da igualdade racial.
Atividades Principais
- Realização de um ciclo de debates e capacitações nos locais de maior incidência de comunidades de terreiro
- Intercâmbo entre os trabalhos de profissionais das áreas de educação, história, antropologia, saúde e direito
- Realização um seminário para finalizar o processo informativo e formativo
- Elaboração de cartilha com as questões mais recorrentes e pertinentes como instrumentos finais de visibilidade, apoio e fortalecimento das comunidades
Contexto
Comunidades de terreiro em Aracaju e na região manifestaram a necessidade de ampliar estratégias de atuação que assegurassem informações e formação básica, no sentido de instrumentalizar as comunidades e reduzir a distância entre elas e as discussões sobre formulação de implentação de políticas públicas para essa população. Para além do preconceito e da discriminação, o processo de despolitização, desarticulação e isolamento aos quais os terreiros estiveram sujeitos por muito tempo provocaram um enfraquecimento no enfrentamento da intolerância religiosa e do racismo vivenciados cotidianamente.
Sobre a Organização
A missão é contribuir para o empoderamento das comunidades tradicionais de matrizes africanas no Estado de Sergipe, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre tradição e cultura afro-descendente, bem como prestando assessoria e realizando ações educativas e políticas de defesa dos direitos humanos, de combate ao racismo e à intolerância religiosa, de fortalecimento da identidade e auto-estima dessas comunidades negras e de promoção de sua sustentabilidade.
Parcerias
Encontro de Juventude Negra – Enjune Sergipe (organização)
Fórum de Juventude Negra – Forjune Sergipe (organização)
Coordenação Nacional de Entidades Negras no Estado – Conen
Fórum de Educação Permanente e Diversidade Étnicorracial do Estado de Sergipe
Resultados
Idará foi o primeiro projeto destinado a formação de líderes de terreiros colocado em prática em Sergipe, com resultados como participação de cerca de 120 pessoas nas atividades e o 1º Seminário em Defesa da Vida: Contra o Racismo, Intolerância Religiosa e a Violência Policial, onde foi lançada a Cartilha Idará 2011, distribuída a terreiros e bibliotecas públicas.