Objetivos e público alvo
Com objetivo articular a população quilombola do município de Santarém, o projeto visa criar caravanas itinerantes dedicadas às questões de saúde, educação e alimentação quilombola. Além de promover um encontro regional e a construção de uma carta de reivindicações que será entregue aos poderes público municipal, estadual e federal.
Contexto
O racismo institucional impacta o acesso à saúde no quilombo de Tiningu, onde há escassez de atendimento médico específico para a comunidade. Os residentes enfrentam longas viagens para unidades de saúde ou para Santarém, onde o avanço do agronegócio prejudica a saúde das populações locais. Além disso, mesmo com práticas de agricultura sem agrotóxicos no planalto, a comunidade é afetada pela ingestão de alimentos contaminados, afetando sua qualidade de vida.
Sobre a Organização
Omulu – Terra de Quilombo-Cuidando de Vidas Ancestrais, é uma ala da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém- FOQS, surgiu em meados de 2019, como o intuito de amenizar a fome e o combate a desinformação sobre a COVID-19, que se alastrou nos territórios quilombolas no município de Santarém, no Oeste do Pará.