Objetivos e público alvo
Criar espaço e ambiente para capacitar mulheres e fortalecer os interesses coletivos do movimento indígena. O objetivo é preparar essas cidadãs para lutar em favor dos direitos da comunidade, contra a atual conjuntura política de desmonte de direitos indígenas no país.
Contexto
O movimento das mulheres Baniwa e Koripako na bacia do Rio Içana não está a pleno vapor, como deveria. Necessita promover mobilização através de assembleias organizadas pelas suas associações para seu fortalecimento. Nesses encontros, elas poderão avaliar e apontar seus pontos fracos e avanços, suas experiências positivas e negativas, expressar suas expectativas e seus interesses para desenvolvimento de seu protagonismo e autonomia. A partir desse levantamento, poderão construir planejamento estratégico de fortalecimento do movimento feminino para garantir ativamente a participação no movimento indígena do Rio Negro e lutar igualmente pelos seus interesses para que sejam transformados em políticas públicas.
Sobre a Organização
A Organização Baniwa e Koripako NADZOERI é uma associação indígena regional, sem fins lucrativos, constituída em 2018 para congregar e representar as pessoas, comunidades e associações do povo Baniwa e Koripako, que habitam o território tradicional na bacia hidrográfica do rio Içana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Desde então vem atuando junto com movimento indígena do Rio Negro, em vários linhas de ações, tais como: construção de Planos de Gestão Territorial das Terras Indígenas; implementação das cadeias produtivas; fortalecimento das associações locais; capacitação das lideranças em associativismo; incentivo às mulheres indígenas na produção e comercialização de pimenta, cerâmica e cestaria para geração de sua própria renda.