Objetivos e público alvo
Dar continuidade às ações de fortalecimento e capacitação de mulheres Baniwa e Koripako, com a realização de encontros, atividades e oficinas, para preparar essas cidadãs para lutar pelos direitos das famílias do território, garantindo a participação ativa e efetiva dos povos indígenas na construção de políticas públicas para os povos indígenas.
Contexto
A bacia do rio Içana foi umas das regiões mais impactadas na região do Rio Negro. Durante a primeira e segunda onda da Covid-19, cerca de 20 pessoas da comunidade morreram, entre os quais o diretor de referência para o povo Baniwa e Koripako na FOIRN. Diante deste cenário, a maior dificuldade para realização de atividades foram os períodos críticos de agravamento da pandemia, tanto nas aldeias e como nos centros urbanos. Os membros da Secretarias Executiva da NADZOERI ficaram em situação de extremo isolamento e distanciamento social nas aldeias, sem acesso à internet. Isso impossibilitou a articulação e a mobilização em ambiente virtual para desenvolvimento de atividades. Para reestruturar o trabalho, necessita de apoio do presente edital.
Sobre a Organização
A organização Baniwa NADZOERI é uma associação indígena regional, sem fins lucrativos, constituída em 2018 para congregar e representar as pessoas, comunidades e associações do povo Baniwa e Koripako, que habitam o território tradicional na bacia hidrográfica do rio Içana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Desde então, vem atuando junto com movimento indígena do Rio Negro, em várias linhas de ações, tais como: construção de Planos de Gestão Territorial das Terras Indígenas; implementação das cadeias produtivas; fortalecimento as associações locais; incentivo às mulheres indígenas na produção e comercialização de pimenta, cerâmica e cestaria para geração de sua própria renda.