Patricia Naiara de Lira França
Slam das Minas do Nordeste: Resistência Poética
Pernambuco
Objetivos e público prioritário
Valorizar a expressão artística feminina e negra e estimular o desenvolvimento de narrativas para formação e aprimoramento criativo das participantes, além de contribuir para a construção de sua identidade sociopolítica. O projeto visa um processo de formação e debates até a realização do Slam das Minas do Nordeste.
Atividades principais
- Palestras com artistas, agentes da cena cultural nacional e internacional e intelectuais que dialogam com o Movimento Feminista Negro e o Slam das Minas;
- Batalhas de Slam, com apresentação solo, em dupla e/ou em grupo;
- Oficinas de performance, DJs para batalhas de Slam, poesia escrita e falada;
- Oficinas de marketing pessoal para a formação e aprimoramento criativo e profissional das slammers;
- Show com atrações regionais para celebrar o projeto com todos que participaram das atividades.
Contexto
Os conceitos de raça e gênero são elementos fundamentais para se compreender como os direitos foram historicamente concebidos, negados e usufruídos de forma desigual no Brasil. Na tentativa de diminuir essas desigualdades e construir um cenário positivo, é importante considerar que a arte é um dos instrumentos que contribui nos processos sociais e de inclusão dos indivíduos, fortalecendo a cidadania ativa e coletiva. Assim, o projeto Resistência Poética – Slam das Minas do Nordeste busca transformar cenários, romper preconceitos que incidem sobre um grupo historicamente vulnerável – as mulheres negras -, e projetar um futuro igualitário em oportunidades, levando em conta a capacidade de expressão artística dessas mulheres.
Sobre a organização
O Slam das Minas é um movimento nacional que existe há dez anos e surgiu com o intuito de reivindicar a contribuição das mulheres negras e periféricas na produção literária, como forma de democratizar a cultura. Nos últimos quatro anos, o movimento se popularizou e muitos estados abraçaram a iniciativa, na perspectiva de fazer com que cada vez mais as mulheres negras, que são sempre retiradas dos cânones literários e negadas enquanto sujeitos artísticos, se identifiquem com novas formas e olhares para a estética poética, e acreditem nas possibilidades de fazer da poesia e da literatura lugares de luta contra as opressões e ferramenta na busca por autonomia econômica.
Parcerias
Coletivos do bairro
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2019
Valor doado
R$ 38.839,00
Duração
4 meses
Temática principal
Direitos das mulheres