Rafael Diogo dos Santos
Casa da Cultura Hip Hop de Esteio
Rio Grande do Sul
Objetivos e público prioritário
Criação de rede de empresas ligadas a moda da cultura hip hop compromissadas na erradicação do trabalho infantil na região da cidade de Esteio, Rio Grande do Sul. O trabalho será realizado tendo como base a cultura hip hop como estratégia sociocultural de prevenção e redução das violências. A intenção é a promoção dos direitos humanos das juventudes, tendo como foco o estado, a partir do compartilhamento de metodologias técnicas e informacionais, criando um ambiente favorável para desenvolvimento de arte, cultura, lazer, esporte, entretenimento e, essencialmente, para o convívio e a harmonia social.
Atividades principais
- Oficinas temáticas sobre o combate do trabalho infantil na indústria da moda em empresas e marcas da região;
- Capacitações mensais voltadas à formação e conscientização de novos agentes combatentes da exploração infantil na indústria da moda;
- Promoção de eventos bimestrais, com a participação de artistas nacionais e internacionais como forma de fomento a pauta de erradicação do trabalho infantil e promoção do trabalho decente dentro das periferias.
Contexto
As marcas e empresas da indústria da moda atreladas ao universo urbano e da cultura Hip Hop a região metropolitana de Porto Alegre/RS, especializadas em calçados (tênis e chinelos), empregam principalmente jovens menores de 18 anos o que, por sua vez, configura como trabalho infantil. Os recursos advindos deste financiamento serão fundamentais para proporcionar o compartilhamento de dados, informações e metodologias de ações que promovam o combate a essa prática na região, bem como proporcionar as condições materiais ações de busca-ativa nas comunidades atendidas pela Casa da Cultura Hip Hop na cidade de Esteio e regiões adjacentes.
Sobre a organização
A Casa da Cultura Hip Hop de Esteio é um espaço independente que atende mensalmente 4 mil pessoas da cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Oferta gratuitamente oficinas dos 5 elementos da cultura Hip Hop: DJ, MC, Grafite, Dança e Conhecimento. Além disso, também possui espaço de coworking, Bebeteca, Estúdio musical, Quadra poliesportiva, entre outros mecanismos de promoção ao trabalho decente, convivência e formação cidadã.
Linha de Apoio
Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda
Ano
2018
Valor doado
R$ 81.000,00
Duração
7 meses
Temática principal
Direitos de crianças e adolescentes