Objetivos e público alvo
Promover oficinas de profissionalização e geração de renda para mulheres indígenas nas áreas urbanas e rurais. Para os jovens e crianças, realizar atividades de educação, proteção, preservação e recuperação do patrimônio ambiental. Essas atividades têm o objetivo de diminuir a vulnerabilidades sociais e desenvolver potencialidades.
Contexto
O projeto Levante Indígena em defesa dos direitos, da vida e dos territórios indígenas no Amazonas surge a partir da necessidade urgente e imediato de dar resposta concreta ao processo de aprofundamento de desrespeito aos direitos humanos básicos dos povos indígenas, à cooptação sistemática de lideranças e organizações indígenas e ao aceleramento de tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional que visam revogar direitos indígenas duramente conquistados na Constituição Federal, principalmente no tocante à liberação de terras indígenas para exploração mineral, madeireira, agropecuária e grandes obras de infraestrutura.
Sobre a Organização
A Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – MAKIRA ËTA foi criada em 29 de julho de 2017 com sede na capital do estado. É uma organização de atendimento em defesa dos direitos e protagonismo da mulher indígena do Amazonas a proteção social básica e especial, profissionalização e geração de renda as mulheres indígenas das áreas urbanas e rurais.