Rede de Mulheres Negras
Ceará
Objetivos e público prioritário
O projeto pretende dar seguimento a articulações políticas e culturais em defesa das mulheres no enfretamento ao racismo e ao sexismo. Para isso, a rede acredita que as mulheres negras precisam estar conscientes sobre seu papel e sua condição diante da sociedade, a partir de cursos e capacitações.
Contexto
Historicamente as mulheres negras têm assumido os serviços de cuidado e o trabalho doméstico remunerado e, principalmente, não remunerado. No contexto atual, vivido em todo o mundo, isso vem sobrecarregando as mulheres. A presença das mulheres negras no mercado informal, o desemprego, a suspensão de contrato, reduziu a renda monetária e não-monetária das mulheres negras. Com o isolamento social, houve uma diminuição da prestação de serviços, da comercialização e da circulação dos seus produtos, causando uma queda na renda familiar. A atuação da rede tem possibilitado a integração de parte significativa das mulheres e favorecido a partilha das vivências, das dores, das alegrias e das estratégias de sobrevivência destas mulheres.
Sobre a organização
A Rede de Mulheres Negras do Ceará é uma organização política que foi constituída em 2018, a partir do processo de articulação e mobilização do Encontro Nacional de Mulheres Negras +30, ocorrido em Goiânia em dezembro daquele ano. No entanto, a potência desse processo fez a organização querer dar seguimento à articulação e dar concretude a essa auto-organização de mulheres pretas, que tem o racismo e o sexismo como vivências comuns em suas vidas. Desde então tem atuado de uma forma ampla e abrangente, realizando eventos de inserção política e cultural no Ceará e em outras diferentes iniciativas de denúncia e de debate sobre o racismo.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 49.527,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo