Objetivos e público alvo
Promover a formação de 150 mulheres no curso de Promotoras Legais Populares Mulheres Pretas se Aquilombando e se Empoderando para todos os Enfrentamentos e Afrontamentos de 2021. Além de realizar oficinas, conferências e encontros virtuais e presenciais pela luta por direitos de mulheres negras nas periferias e comunidades, que fazem parte da rede.
Contexto
No Brasil, a violência contra a mulher tem dados alarmantes e raízes culturais.
Enquanto os homens morrem mais nas ruas, as mulheres morrem em casa e, geralmente, seus algozes são pessoas conhecidas. A gênese da violência contra a mulher está no machismo, no racismo, no sexismo, na lesbofobia, na maneira como a mulher é vista na sociedade, na limitação de seus espaços, comportamentos e de sua sexualidade. Por esses motivos, é essencial promover a discussão e propor alternativas, principalmente, conscientizando essas mulheres sobre seus direitos. O projeto da Rede tem como objetivo impactar essa triste realidade, através de uma mobilização reflexiva no combate à violência e racismo voltado para as jovens e mulheres negras.
Sobre a Organização
A Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência atua no Brasil desde o ano de 2008, na cidade de Campinas/SP, durante um encontro de mulheres negras de todo o território nacional. Tem a missão de fortalecer o movimento de mulheres negras, atender as jovens e mulheres negras que passam por situação de violência, seja psicológica, sexual, doméstica, assédio sexual, assédio moral, para direcionar denúncias aos órgãos de atendimento, além de oferecer orientação jurídica e psicológica, seminários, audiências públicas e passeatas e vigílias focando em estratégias de empoderamento e combate à violência contra a mulher.