Objetivos e público alvo
Criar estratégias de proteção e segurança digital para as integrantes da organização, além de oferecer assistência às defensoras e aos defensores que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade pelo trabalho que realizam. Também será produzida uma rede de proteção em parcerias com outras organizações e movimentos sociais, que defendam os direitos humanos.
Contexto
Por ser uma organização de mulheres negras, suas integrantes são alvos constantes de ameaças. Diante do cenário de discurso de ódio, avanço do neonazismo e neofascimo, intimidação, endurecimento do racismo e ataques constantes que deslegitimam os direitos humanos, as mulheres estão lidando com muita preocupação e cautela. Uma das providências para proteção é ter um grupo de WhatsApp de segurança da organização, na qual todas se comunicam, além de não saírem sozinhas. Contudo, elas têm consciência de que essas ações são limitadas, por isso precisam de ações mais contundentes e conhecimentos de técnicas de segurança mais eficazes para realmente se protegerem.
Sobre a Organização
A Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência vem atuando no Brasil desde o ano de 2008, durante um encontro de mulheres negras, onde estavam presentes mulheres negras de toda as regiões do país. Desde então, atua nas comunidades periféricas, quilombolas, de terreiros, rurais e urbanas, com meninas, jovens e mulheres negras, realizando oficinas, cursos de capacitação, seminários, audiências públicas, passeatas, cursos de capacitação com o compromisso de fortalecer o movimento de jovens e mulheres negras.