Objetivos e público alvo
Contribuir para o fortalecimento da organização social e política do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de João Pessoa (PB) no enfrentamento à violência institucional e à exploração do trabalho doméstico.
Atividades Principais
- Ações de capacitação.
- Ações de mobilização social e incidência política.
- Ações de fortalecimento institucional.
- Ações de comunicação.
Contexto
No Brasil, o trabalho doméstico reporta ao período colonial escravocrata, sendo exercido durante quase quatro séculos pelas mulheres negras e pobres. Mais de sete milhões de pessoas vivem do trabalho doméstico – 93% dessas pessoas são mulheres e, desse percentual, 62% são mulheres negras. Apenas 30% têm carteira assinada. Na Paraíba, são 117 mil pessoas com emprego doméstico, dos quais mais de 90% são mulheres. As desigualdades são traduzidas na falta de valorização e reconhecimento e em situações de assédio moral, racismo e violência física e psicológica.
Sobre a Organização
O grupo começou a atuar, antes da formalização, na década de 1980 com a participação em encontros estaduais, regionais e nacionais, congressos e seminários promovidos pelo movimento de trabalhadoras domésticas. Em 2005, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres de João Pessoa realizou um processo de formação com 50 empregadas domésticas, o que impulsionou a fundação do sindicato. Atualmente é realizado o atendimento em causas jurídicas e a atuação em movimentos sociais.
Parcerias
Fenatrad.
CUT.
Confederação Nacional de Trabalhadores do comércio e Serviços.
Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba.
Conselhos de Direitos das Mulheres.