Sindicato das Trabalhadoras(es) Domésticas(os) do Estado do Maranhão
Trabalhadoras(es) domésticas(os) na resistência por garantia da cidadania e conscientização
Maranhão
Objetivos e público prioritário
Ampliar a conscientização das trabalhadoras domésticas sobre seus direitos, como mulher, como trabalhadora, das questões relativas ao racismo que a categoria enfrenta, da necessidade de organização da categoria e com isso aumentar o quadro de sindicalizadas(os) nos municípios da Região Metropolitana, fortalecendo a instituição e a luta pela garantia de direitos.
Contexto
O Sindoméstico-MA recebe, em média, 200 mulheres por mês. Em levantamento realizado em 2022, se constatou que a maioria da categoria, quase 100%, é composta de mulheres e mais de 90% são negras. Das 866 pessoas entrevistadas, 482 disseram que não têm carteira assinada e 150 afirmaram receber menos de um salário-mínimo. Assim, o Sindoméstico-MA realiza atendimentos diversos para trabalhadoras domésticas e realiza rodas de conversas em comunidades para abordar a questão dos direitos trabalhistas, das legislações vigentes, do desmonte das políticas públicas, da organização da categoria, dos órgãos de proteção trabalhista, dos tipos de violência contra a mulher e de como funciona a Lei Maria da Penha, bem como um regaste histórico sobre o trabalho doméstico, a participação das mulheres negras, escravidão e racismo.
Sobre a organização
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Domésticas do Maranhão – Sindoméstico-MA – foi criado em 1989. Desde o início, tem como objetivo organizar a categoria, informar sobre os direitos, conscientizar a sociedade sobre o valor do trabalho doméstico, enfrentando o racismo e a violência contra as mulheres. Realiza atendimento a toda trabalhadora doméstica que o busca, associada ou não.
Linha de Apoio
Edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 50.000
Duração
12 meses
Temática principal
Direito ao trabalho digno