Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Domésticos da Baixada Fluminense
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Ampliar a campanha de defesa de direitos, denúncia das situações de trabalho análogo a escravidão e violências no local de trabalho. A organização promoverá ainda a capacitação de lideranças para atender e acompanhar trabalhadoras vítimas de escravidão moderna e assim fortalecer a capacidade de representação e de defesa da categoria.
Contexto
Diante do agravamento de precariedades, no trabalho de doméstica, a organização vê a necessidade de continuar e ampliar a campanha de defesa de direitos, denúncia das situações de trabalho análogo a escravidão e violências no local de trabalho, fortalece a visibilidade e legitimidade como defensoras de direitos. Assim continuar a lutar contra as violações de direitos das trabalhadoras domésticas.
Sobre a organização
O Sindomésticas de Nova Iguaçu foi criado em 1988 com a intenção de organizar as trabalhadoras domésticas e lutar pelos seus direitos. Afiliado à Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), o sindicato fez parte, por exemplo, das negociações sobre a convenção 189 da OIT (trabalho doméstico decente), e das negociações relativas à lei 150/2015 que amplia direitos trabalhistas para a nossa categoria. O sindicato contribui para mudar a visão do emprego doméstico como emprego digno, e fortalece a autoestima das trabalhadoras, dando-lhe as ferramentas para exigir seus direitos e valorizar sua profissão.
Linha de Apoio
Enfrentamento ao Racismo 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 50.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres