Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer as políticas social, econômica e ambiental, além de promover condições para defender e tutelar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, protegendo a produção agrícola e extrativistas, ofertando as condições e segurança necessárias para que todos cumpram as medidas de isolamento e cuidados com a saúde, auxiliando em suas demandas sociais.
Contexto
A região do Alto Acre tem sido duramente afetada pela Covid-19, pela dengue e pelo conflito na fronteira com o Peru, que não permite o ingresso de haitianos e venezuelanos para retornarem a suas casas. Esta situação também afetou o município de Brasiléia, fronteira com a Bolívia e rota da estrada para o pacífico. Além disso, a região foi afetada por grandes enchentes, o que levou o estado a situação de calamidade, atingindo 80% das cidades do Acre. Por isso, o projeto presente visa realizar um trabalho de prevenção do agravamento do coronavírus, distribuindo material de proteção e fornecendo orientações às famílias. Entretanto, para este objetivo, o Sindicado precisa de recursos para logística básica de funcionamento, como água, luz, internet.
Sobre a Organização
Criado em 21 de dezembro de 1975, o Sindicato dos Trabalhadores de Brasiléia (STR) foi um dos primeiros sindicatos criado no Estado do Acre. Sua criação foi impulsionada pela luta dos extrativistas em defesa da terra, que institui naquele período o núcleo de maior resistência na área de conflito fundiário do país. O sindicato trabalha para garantir os direitos, reivindicações e interesses do produtor rural que estão inseridas na regularização Fundiária e regularização ambiental.