Sociedade da Defesa dos Direitos Sexuais Da Amazônia – SODIREITOS
Amanajara
Pará
Objetivos e público prioritário
A proposta da organização foi oferecer orientação e acolhimento aos familiares de mulheres desaparecidas em situação de tráfico – tratou-se de um dos eixos do projeto Amanajara, que também tem frentes para contribuir na implementação e monitoramento de Políticas Públicas e para fortalecer a sociedade civil organizada.
Atividades principais
- Orientar e acompanhar familiares de mulheres desaparecidas com suspeita de situação de tráfico
- Estabelecer parcerias com organizações internacionais
- Capacitar agentes policiais
Contexto
Estima-se que cerca de 80% das vítimas de tráfico de pessoas em todo o mundo sejam mulheres. Apesar de não haver dados precisos sobre a situação do Brasil nesse cenário, as brasileiras fazem parte dessa estatística. Uma vez traficadas, elas se encontram numa situação de clandestinidade e vulnerabilidade. Não raro são ameaçadas e os vínculos com familiares são cortados, inclusive com os filhos, o que dificulta a identificação dessas vítimas e a denúncia dos seus algozes.
A Amazônica concentra rotas de tráfico de mulheres para exploração sexual. Além do mercado interno, essas mulheres são enviadas par Guianas e Suriname.
Sobre a organização
Tem como missão difundir uma cultura de defesa dos direitos sexuais e de enfrentamento ao tráfico de pessoas na Amazônia brasileira, a partir da garantia dos direitos humanos. A organização contribui para a implantação e o monitoramento de políticas públicas para o combate desse crime, presta atendimento às vítimas e aos seus familiares e coordenou uma pesquisa trinacional sobre a rota de tráfico de pessoas nos países no Brasil, Suriname e Republica Dominicana.
Parcerias
Cordaid
Resultados
A entidade atendeu diversos familiares de pessoas desparecidas em situação suspeita de tráfico; organizou um encontro binacional com entidades governamentais e não governamentais de Suriname e estabeleceu parceiras para procurar pessoas desaparecidas; a secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos publicou o guia elaborado pela entidade sobre migração segura para Suriname e Guiana Francesa. O grupo considera ter avançado também no sentido de construir pontes institucionais para facilitar ao trabalho em rede contra o tráfico de pessoas.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2008
Valor doado
R$ 25 mil
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo