Objetivos e público alvo
Por intermédio da Agência Tambor, o projeto tem o objetivo de construir uma Rede de Comunicação Popular para garantir um direito humano fundamental: a comunicação. A partir da construção da Rede, ampliar as possibilidades de furar o bloqueio de uma estrutura de poder que no Maranhão, desde sempre, foi aliada ao latifúndio, ao agronegócio, aos grandes grileiros de terra e às mineradoras.
Contexto
Uma questão fundamental no Maranhão atualmente é a situação socioambiental, associada a conflitos fundiários. Sobre os conflitos constantes, em apenas um município, Arari, foram assassinados cinco trabalhadores rurais em dois anos. Ainda existe um avanço da monocultura, especialmente da soja e do eucalipto, promovendo uma série de impactos negativos, desde a grande quantidade de pulverização de agrotóxico, até a destruição de reservas. A mineração é outro gravíssimo problema na região, provocando diferentes formas de poluição e impactos negativos. Estas estão entre as principais violações dos direitos humanos que a Agência Tambor pretende enfrentar.
Sobre a Organização
A Agência Tambor é um veículo de comunicação multiplataforma, de viés contra hegemônico, voltado para a defesa e promoção dos Direitos Humanos. Atua a partir de um jornal on-line, veiculado de segunda a sexta-feira, em um canal do YouTube, com uma pauta voltada para os conflitos fundiários, agressões ambientais e étnico-raciais, povos e comunidades tradicionais, relações de gênero, LGBTQI+, racismo religioso, luta dos trabalhadores, movimento sindical, moradia, além de saúde, educação, cultura.