Tambores de Safo e Fórum Cearense de Mulheres – FCM
Alerta Feminista Contra as Violências da Copa e dos Megaeventos.
Ceará
Objetivos e público prioritário
A iniciativa visa realizar formação e autoformação, difundindo informações e apoiando a luta e acesso aos direitos da população prejudicada com a Copa do Mundo 2014. As temáticas principais são: a situação das mulheres negras e da população LGBT da periferia de Fortaleza, em especial as travestis, transsexuais e lésbicas negras, além do fortalecimento da articulação com outras organizações e movimentos. Para tanto serão construídas diferentes linguagens: educação popular feminista, produção escrita e artes de rua.
Atividades principais
- Realizar um ciclo de formação sobre Copa e Violações de Direitos.
- Elaboração cartilha informativa de apoio à população vulnerabilizada pelos impactos da Copa: direitos conquistados e mecanismos de garantias, incluindo os direitos de manifestação e formas de se proteger da violência da repressão e buscar direitos referentes a essa questão.
- Organizar ações artistas de rua com enfoque no Teatro de Rua e Batuque Feminista Negro. Essas ações tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre as questões abordadas na ação do projeto.
Contexto
São incontáveis as denúncias e evidências de violações de direitos geradas para viabilizar a Copa 2014: remoções forçadas, desvio de recursos, superfaturamento de obras, privilégio dos setores privados e autoritarismo da FIFA junto às políticas, aos políticos e aos mercados nacionais; intervenção militarista nos territórios para a promoção da repressão e limpeza étnica. Focada na diversão do público masculino, a Copa do Mundo mobiliza o mercado do futebol, comercializa as mulheres e meninas como atrativo sexual e turístico e exige uma altíssima intervenção nos territórios urbanos para viabilizar sua dinâmica. Porém, mesmo com tantas denúncias e mobilizações ainda há pouca visibilidade dos impactos e riscos sobre a vida das mulheres, especialmente as negras das periferias urbanas e dos grupos socais que deverão “participar” da Copa pela via do mercado sexual, em especial as mulheres, meninas e travestis negras e pobres. Estima-se que em ocasião do mundial, milhares de meninas e mulheres serão vitimadas pela exploração sexual, pelo tráfico interno para fins de exploração sexual e pelo turismo sexual, sem que o tema tenha o enfrentamento merecido por parte dos poderes públicos em suas diversas instancias.
Sobre a organização
Tambores de Safo é um grupo musical que pretende através da arte difundir o pensamento feminista, bem como divulgar a cultura afro-brasileira e da população LGBT. O FCM é uma organização política feminista que mobiliza ações coletivas pelos direitos das mulheres e pelo fim das opressões e das discriminações. As duas organizações se articularam para fortalecer as lutas das mulheres por seus direitos.
Parcerias
As organizações fazem parte da Articulação de Mulheres Brasileiras.
Resultados
O projeto colaborou para fortalecer o debate feminista nos movimentos urbanos que denunciaram as violações de direitos no contexto da Copa do Mundo 2014. Depois da Copa, diante do recrudescimento do discurso e práticas conservadoras e a pressão contra direitos humanos e conquistas populares, as ações do projeto foram reconfiguradas e focadas nas questões das mulheres negras e o direito à cidade. Houve mobilização de mulheres, enfocando nas necessidades e possibilidades de manter diálogo entre mulheres negras sobre violações de direitos e racismo. Foram estreitados os encontros e processos com grupos de mulheres que fizeram as lutas contra as violações de direitos durante a Copa e outros grupos de mulheres afetadas cotidianamente pela negação de direitos nas cidades, como as mulheres de terreiro, lésbicas negras, ciclistas e movimentos de juventude.
Linha de Apoio
Megaeventos Esportivos (2014)
Ano
2014
Valor doado
R$ 30 mil
Duração
8 meses
Temática principal
Direitos das mulheres