Todxs Unidxs
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Viabilizar projetos e ações que garantam à coordenação, uma renda mínima para exercer a atividade de militância, além de promover formação política a familiares e ex-encarcerados. Outra proposta é promover encontros sobre ações afirmativas e racismo estrutural e formação sobre políticas públicas.
Contexto
É necessária uma força tarefa de todos para realocar as energias, responsabilizar o Estado e criar alternativas para implementação desta proposta de humanizar, não só o sistema carcerário, mas o de justiça que tem instrumentos e capacidade de lançar mão da justiça restaurativa com penas alternativas e abolir a prisão provisória de apenadas. O sistema Carcerário Brasileiro, historicamente opera com políticas direcionadas aos homens, sem considerar especificidades e complexidades do gênero feminino, que as punem, antes mesmo de adentrar os muros. Os números são alarmantes, o tráfico de drogas é o que mais leva as mulheres a contravenção.
Sobre a organização
O Coletivo Todxs Unidxs está na luta pelas mulheres desde 2018. Somos mulheres que vivenciaram o cárcere e familiares destas mulheres. Sabemos como o sistema funciona de dentro e acreditamos que nossos saberes, união, mobilização e palavras têm muito a dizer para o mundo. O Coletivo tem como objetivos a articulação com as famílias das mulheres que cumprem pena, o fortalecimento na luta por direitos das que estão encarceradas, ajuda às participantes do coletivo no que diz respeito à saúde mental, material e de direitos, articulação com mulheres em liberdade de outros Estados, e com organizações que atuam nacionalmente.
Linha de Apoio
Edital Porta de saída: direitos e cidadania das pessoas egressas do sistema prisional
Ano
2022
Valor doado
R$ 50.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal