Objetivos e público alvo
Promover os direitos, o exercício da cidadania, a manutenção e a ampliação das políticas públicas para pessoas imigrantes e o aprimoramento para o mercado de trabalho, gênero e diversidade sexual; direitos humanos e imigração; e o acompanhamento, o monitoramento e a demanda por ações direcionadas aos direitos sociais, da superação das violências e do abismo oriundo das desigualdades brasileiras.
Contexto
O baixo crescimento da economia brasileira nos últimos anos e a falta de políticas públicas e de direitos humanos para migrantes estão entre os principais desafios enfrentados por pessoas que migram para o Brasil. Não existe mais o Estatuto do Estrangeiro, e as leis de acolhimento para imigrantes não os incluem na sociedade brasileira.
Sobre a Organização
A União Social dos Imigrantes Haitianos foi fundada oficialmente em 2014, na cidade de São Paulo. Criada e administrada por pessoas vindas do Haiti e hoje residentes na capital paulista, trabalha desde sua origem para apoiar os haitianos vivendo na cidade em sua busca por abrigo, trabalho e condições de vida dignas. Nos últimos anos levou demandas organizadas a sessões do Senado brasileiro e articulou reuniões com a presidência do Conselho Nacional da Imigração e com o Ministério do Trabalho e da Previdência Social para pautar as demandas dos imigrantes no processo de regulamentação documental e garantia de justiça nas relações de trabalho.