A Associação Rádio Comunitária Campestre FM realiza nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 9h, o seminário “Mulheres em Foco”, que faz parte do projeto de mesmo nome apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital anual 2016.
O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e com a Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Campestre (AL).
O projeto apoiado pelo Fundo Brasil tem o objetivo de fomentar e discutir a violência contra a mulher por meio de divulgação de informações, formação e denúncia de casos.
Além do seminário, o projeto prevê a realização de oficinas de rádio, comunicação em fotografia e mídias livres; encontro formativo sobre direitos humanos com ênfase nos direitos da mulher; criação de um programa de rádio com temáticas sobre a mulher, incluindo direitos e saúde da mulher; campanha de denúncia sobre violência; disseminação de materiais educativos, formativos e informativos e palestras em escolas.
Segundo o Mapa da Violência 2015, Alagoas é o terceiro estado mais violento do Brasil para as mulheres. A Associação Rádio Comunitária Campestre informa que nos últimos dez anos houve um aumento de 92,5% nos casos envolvendo violência contra a mulher.
“Um dado relevante é que, em sua maioria, as vítimas da violência física e psicológica são solteiras e estão na faixa entre 30 e 40 anos, seguida daquelas que têm entre 18 e 24 anos”, diz a organização. “Em Campestre há muitos casos de violência contra a mulher, mas muitos são abafados na própria família ou nos grupos sociais”.
A Associação Rádio Comunitária Campestre FM foi criada em 1998 como forma de resolver as dificuldades de comunicação no município. Na época, só havia sinal de TV via satélite e sinais em ondas médias de uma rádio de Pernambuco.
“Toda essa dificuldade gerou a necessidade de criar, potencializar e difundir a comunicação no município”, relatam os responsáveis pela Rádio Campestre. A organização passou a atuar em ações formativas e, por meio de parcerias, criou projetos como o Estação Digital Campestre, o Projeto Replicando Conhecimento, o Ponto de Cultura Campestre Cultural e o Projeto Guardiões do Vale do Jacuípe.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.
A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
Para doar, clique aqui.