Foram R$ 18,4 milhões doados por meio de 14 editais a 348 projetos de defesa de direitos humanos, de todos os Estados brasileiros. Em 2023, o Fundo Brasil de Direitos Humanos cresceu 29%, ampliando de forma significativa a capacidade de fortalecer a sociedade civil organizada na luta por direitos.
Em 17 anos, a fundação chegou aos R$ 71,6 milhões doados e 1.497 projetos apoiados e pedidos emergenciais atendidos.
Todas essas informações e a apresentação das ações desenvolvidas ao longo do ano estão no Relatório de Atividades 2023, disponível no site.
“O ano de 2023 foi bastante especial e intenso para o Fundo Brasil. Ampliamos nossa capacidade de captar recursos para doá-los às organizações de direitos humanos de todo o país e avançamos na prática de uma filantropia inovadora, que busca efetivamente ser um instrumento de transferência de poder e correção de injustiças históricas”, disse Ana Valéria Araújo, diretora executiva da fundação.
Clique aqui para ler agora o Relatório de Atividades 2023.
O documento é de fácil consulta, navegável por meio de botões na lateral de cada página e também pelo índice, onde basta clicar para chegar ao tópico de interesse. Neste ano, o relatório também traz uma novidade: para acessos pelo computador, o mapa é interativo, e permite ver a distribuição no território brasileiro dos projetos apoiados em uma determinada temática.
“Para além dos números, também destaco a nossa estratégia de apoiar uma diversidade crescente de causas no campo dos direitos humanos. Além do edital geral, encerramos 2023 com 9 eixos temáticos de apoio”, diz Allyne Andrade, diretora executiva adjunta.
Trabalho digno e justiça climática são dois temas nos quais a fundação se aprofundou de forma inovadora ao longo de 2023.
Transparência e inovação
“Um crescimento como o que o Fundo Brasil teve no ano passado, de 29%, não se dá sem uma gestão criteriosa e muito eficiente dos recursos”, lembra Gislene Aniceto, gerente geral do Fundo Brasil.
Ela explica que para dar conta da ampliação substancial nas nossas atividades de grantmaking ao longo dos últimos anos, adequamos a nossa infraestrutura de forma responsável e sustentável, aperfeiçoando capacidades e processos, num movimento contínuo de desenvolvimento institucional.
A premissa desse trabalho é a transparência absoluta, e o relatório traz uma análise sobre esse tema, bem como o balanço patrimonial do período.