Realizado pelo Fundo Brasil em parceria com a Fundação Ford, Fundação Open Society e Clua (Climate and Land Use Alliance), o edital “Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos” apoia 18 iniciativas em todo o país.
O objetivo é estimular a produção de reportagens que contem histórias relevantes e contribuam para melhorar a compreensão da sociedade sobre violações de direitos humanos.
Confira dois resultados desse apoio:
O Mundo Preto Tem Mais Vida
A série “O mundo preto tem mais vida”, realizada pelos jornalistas Andressa Zumpano, Ingrid Barros e Sabrina Duran, apresenta em quatro episódios violações cometidas contra quilombolas de Santa Rosa dos Pretos Itapecuru-Mirim, no Maranhão, por meio da Estrada de Ferro Carajás, da BR 135 e da ampliação dessas infraestruturas.
Veja abaixo o trailer e links para os episódios:
Episódio 1
Caravelas à vista – os invasores não param de chegar
Episódio 2
Sequestrados na Guiné-Bissau, roubados no Maranhão
Episódio 3
Episódio 4
Terrenos vazios no Bairro 2 de Julho – A que será que se destinam?
Há mais de uma década, o bairro 2 de Julho, no Centro Antigo de Salvador (BA), passa por forte processo de especulação imobiliária. Imóveis históricos são vendidos e revendidos por empresas que fazem das terras baianas um banco de ativos e terreno para empreendimentos de luxo. Nesse processo, dezenas de famílias de baixa renda já foram expulsas da região. Reportagem da Articulação de Movimentos do Centro Antigo de Salvador mostra essa realidade.
Veja abaixo o vídeo e o link para a reportagem completa:
Reportagem completa
Leilão de terrenos pode expulsar moradores de baixa renda do centro antigo de Salvador
Outros resultados
O Fundo Brasil já divulgou outros resultados do edital Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos”.