Dedicado há 15 anos a promover os direitos humanos, o Fundo Brasil inicia neste 8 de março a campanha “Você Precisa Saber: Direitos das Mulheres”, com o objetivo de apoiar a luta pelos direitos das mulheres. Por meio da campanha, o Fundo Brasil convida a todas e todos a contribuírem com essa luta, doando e compartilhando informações.
A doação pode ser feita em https://doe.fundobrasil.org.br/direito-das-mulheres-site.
A campanha conta com reforços de peso: ao longo do mês de março, os restaurantes Manioca, da chef Helena Rizzo, e Casa 95, liderado por Ana Wilheim, a doceria Pati Piva, de Patrícia Piva de Albuquerque e o bar Ludus Luderia, liderado por Lucy Raposo, vão doar parte da renda com a venda de pratos e sobremesas para grupos de mulheres em luta apoiadas pelo Fundo Brasil. A ação ocorre no período de 01 a 31 de março.
Cada estabelecimento parceiro definiu seu formato de arrecadação. O Manioca vai doar 10 reais da venda de cada prato de Ravióli de Queijo de Cabra. A Casa 95 participa da ação solidária doando 10% de todas as sobremesas vendidas no período. Na Doceria Pati Piva, a doação será de 10% do valor de todas as sobremesas Tea Cake vendidas nas sete lojas ao longo do mês de março. Já o Ludus Luderia, vai doar 10% de todas as sobremesas da casa vendidas até o dia 31 de março.
Sócia do Manioca e uma das mais premiadas cozinheiras brasileiras, a chef Helena Rizzo explica sua adesão à campanha.
“É inaceitável que ainda hoje nós, mulheres, lidemos com a desigualdade de gêneros. Até quando a gente vai desempenhar as mesmas funções que os homens, mas ganhar menos do que eles? Quanto tempo vai levar até que a gente possa ter livre-arbítrio sobre os nossos corpos e não dependamos de ‘autorização’ do companheiro para fazer valer nosso direito contraceptivo? Quantos feminicídios ainda vão ocorrer até que sejamos de fato respeitadas? Quando é que o assédio sexual e violência doméstica deixarão de fazer parte do dia-a-dia das mulheres de nosso país? A gente está sempre refletindo sobre isto aqui no Maní, um lugar com tantas mulheres incríveis em variadas funções”, conta Helena. “Então, quando a equipe do Fundo Brasil nos procurou falando da campanha, fez todo o sentido para nós unir forças por esta causa, por esta luta pelo direito das mulheres, que é diária”, completa.
Ativista histórica pelos direitos humanos, a socióloga Ana Maria Wilheim transformou a própria casa, na Vila Madalena, em espaço de boas conversas e gastronomia de excelência. Acolhimento é a especialidade da Casa 95. “Alma feminina na cozinha é puro cuidado e carinho. Somos solidários aos movimentos sociais de promoção e defesa de direitos das mulheres”, diz ela, que é parceira de longa data do Fundo Brasil.
À frente da rede de docerias mais charmosa da capital paulista, a empreendedora Patrícia Piva de Albuquerque considera que a campanha dialoga com os valores fundamentais de sua Doceria Pati Piva.
“Como mulher e empreendedora em um país tão desigual para as mulheres como o Brasil, considero muito importante a existência de campanhas como a #VocêPrecisaSaber, que mobilizem a sociedade para que os direitos básicos das mulheres sejam garantidos. Tanto o tema esta campanha quanto toda a atuação do Fundo Brasil são de extrema importância e urgência para mim e todos aqui na Pati Piva, e estamos muito felizes em fazer parte. Acreditamos que juntas somos mais fortes e assim podemos fazer a diferença!”
Mulheres à frente
Os negócios de alimentação convidados pelo Fundo Brasil para participar da ação têm, em comum, o fato de serem empreendimentos liderados por mulheres. Da mesma forma, os projetos de promoção de direitos das mulheres apoiados pelo Fundo Brasil são, necessariamente, criados e conduzidos por mulheres.
Um exemplo de projeto é a Escola de Educadoras Feministas, iniciativa do Movimento de Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE), baseado no estado de Pernambuco. Os cursos promovidos pela escola – que teve, em 2021, o apoio do Fundo Brasil para viabilizar suas ações – discute temas que vão da agroecologia à sexualidade, passando por debates sobre economia e violência contra a mulher. O objetivo é promover emancipação e facilitar a busca por direitos.
Sobre a campanha “Você Precisa Saber: Direitos das Mulheres”
Além da parceria com empreendimentos liderados por mulheres, ao longo dos meses de março, abril e maio, o Fundo Brasil divulgará materiais gráficos com informações e estatísticas sobre os variados tipos de violações de direitos que atingem as mulheres brasileiras.
Desta forma, convidará todas as pessoas a participarem da mobilização para apoiar grupos e coletivos de base que lutam diariamente pelos direitos das mulheres, compartilhando essas informações e também doando para garantir a continuidade do trabalho desses coletivos.
Coordenadora administrativa e financeira do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), Aline Carneiro afirma que o projeto do qual participa, e que tem o apoio do Fundo Brasil, ajuda a formar lideranças femininas em comunidades rurais. É a Escola de Educadoras Feministas, que lançou inclusive um podcast: “Depois de participar da escola, essas mulheres se tornam multiplicadoras e levam esses conhecimentos adiante”, conta.
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente e sem fins lucrativos, instituída em 2006 por ativistas de direitos humanos de indiscutível relevância para a história do Brasil: Abdias do Nascimento (1914-2011), Margarida Genevois, Rose Marie Muraro (1930-2014) e Dom Pedro Casaldáliga (1928-2020).
Tem a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis, inovadores e efetivos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
Por meio de editais, promovemos uma seleção isenta de projetos voltados à defesa de direitos. Além do apoio financeiro, os projetos também contam com acompanhamento qualificado de nossa equipe no sentido de fortalecer o trabalho, com respeito às especificidades e estratégias de cada coletivo, e de consolidar redes de ação.
Em 15 anos, foram apoiados mais de 1 mil projetos de todo o Brasil, em 13 temáticas dos direitos humanos, inclusive a promoção dos direitos das mulheres.