O jornalista Bruno Torturra, editor da revista Brasil de Direitos, não tem dúvida: os profissionais convidados a escrever as matérias da publicação formariam a melhor redação do país caso trabalhassem juntos. Os dez colaboradores contam histórias que marcaram a primeira década de atuação da fundação.
“Os direitos humanos são uma das expressões mais agredidas hoje. Acho que isso pode ser mudado por meio da contação de histórias e de uma outra forma de entender o país”, diz Torturra.
A revista, recém-lançada, comemora os dez anos do Fundo Brasil, fundação que promove o respeito aos direitos humanos construindo mecanismos inovadores e sustentáveis que canalizam recursos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social. No lançamento, os temas que fazem parte da publicação foram debatidos em uma roda de conversa com a presença de jornalistas, conselheiros e ex-conselheiros do Fundo Brasil e equipe da fundação.
A publicação mostra a importância do apoio a organizações de direitos humanos. Dez delas, em parceria com o Fundo Brasil, desenvolveram projetos em várias regiões do país que são retratados por meio de entrevistas, fotos, lembranças e realizações.
Os jornalistas convidados são Andrea Dip, Bruno Paes Manso, Djamila Ribeiro, Flávia Oliveira, Fred Melo Paiva, Karla Monteiro, Leonardo Sakamoto, Lucas Ferraz, Ronaldo Bressane e Spensy Pimentel.
Eles contam sobre parcerias que possibilitaram ações como o combate à escravidão; o apoio a grupos LGBT; a aliança com mães que perderam filhos para a violência; a busca do reconhecimento da paternidade; o protagonismo de mulheres, homens e jovens negros e negras; a luta pelos direitos indígenas; e o enfrentamento às perdas provocadas pelas grandes obras de infraestrutura e por megaeventos.
“Tantas vezes invisíveis, os atores apoiados pelo Fundo Brasil têm uma capacidade inimaginável de transformação das situações de violação de direitos à sua volta. Eles precisam aparecer e ter voz. Nosso trabalho também é o de revelar essas pessoas com a luz que elas merecem”, afirma Ana Valéria Araújo, coordenadora da fundação, em artigo publicado na revista.
Além do artigo de Ana Valéria e das matérias com histórias de projetos apoiados, a revista conta com uma entrevista concedida por Jorge Eduardo Durão, diretor presidente do Fundo Brasil.
Com sua longa experiência na luta por direitos no país, ele analisa as conjunturas nacional e internacional e fala sobre a importância de uma sociedade civil fortalecida para um país democrático.
“Sabemos que a incidência sobre as políticas públicas visando à defesa e promoção dos direitos só terá eficácia na medida de uma ampla mobilização da sociedade em prol dos direitos humanos. A causa dos direitos humanos só será vitoriosa através do fortalecimento de um amplo conjunto de organizações da sociedade capazes de imprimir uma nova direção intelectual e moral à sociedade brasileira”, disse.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.
Em quase dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.
Saiba mais
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
Para doar, clique aqui.