A Associação dos Produtores e Agroextrativistas Hunikui do Caucho (APAHC), localizada no município de Taruacá (AC) e que atua junto a quatro aldeias indígenas locais, mobiliza a comunidade local no esforço para impedir a entrada de caçadores, pescadores e madeireiros.
A ação é parte do projeto “Vigiando e preservando a nossa terra”, apoiado pelo Fundo Brasil no Edital 2011. Equipes de vigilância atuam para impedir a entrada de invasores. A situação era comum e trazia grandes problemas para os moradores, assim como gerava importantes impactos ambientais.
Com a redução das invasões, a associação conseguiu unir a comunidade local e melhorar o diálogo entre os moradores. O projeto encabeçado pela APAHC reuniu durante seis meses representantes comunitários e realizou diversas reuniões de planejamento com líderes de aldeias, agentes florestais e ambientais.
Um importante instrumento de comunicação que também ajudou na divulgação foi a Rádio Difusora de Tarauacá (AM/FM), que por meio do programa “Voz Indígena” convocou os moradores para as reuniões. A APAHC também conta com o apoio de plataformas como o Facebook e um blog para a divulgação das ações realizadas na comunidade.
Durante esse semestre, a APAHC formou uma equipe direta de 40 pessoas e envolveu cerca de 700 moradores locais. Outra importante parceria realizada pela associação foi feita com empresas locais para que contribuam na compra de materiais utilizados pelas equipes de vigilância e insumos de escritório.
Esse texto é uma colaboração voluntária do jornalista Luiz Gustavo Pacete.