O Fundo Brasil apoiou 175 iniciativas de promoção e defesa dos direitos humanos ao longo do ano de 2021. Doou R$ 7,5 milhões de reais a grupos, coletivos e organizações da sociedade civil, em todo o território nacional. Atendeu 56 pedidos de apoio emergencial, dos quais 21 destinados a dar suporte a ativistas que sofreram ameaças diretas à sua vida.
Estes são alguns dos resultados do trabalho do Fundo Brasil em 2021, ano em que a fundação completou 15 anos de atuação integralmente voltada ao fortalecimento dos direitos humanos no país. Estes resultados estão disponíveis em detalhes no Relatório de Atividades 2021, publicado no site institucional. Clique aqui para acessar o relatório agora.
Apoiamos esforços de organizações defensoras de direitos com grande capacidade de chegar às comunidades e territórios mais remotos do país. Captamos recursos para doar às campanhas Emergência Indígena, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e Tem Gente Com Fome, da Coalizão Negra Por Direitos, ambas voltadas a enfrentar as sequelas sociais da pandemia de Covid-19.
Produzimos, ainda, uma série de materiais informativos em diversos formatos – teve até podcast e projeção em prédios nos espaços públicos de São Paulo. Tudo para levar mais longe a mensagem dos direitos humanos e fortalecer a luta por um país mais democrático, com justiça social.
Confira alguns números:
R$ 7,5 milhões doados a coletivos e organizações de direitos humanos
175 iniciativas de promoção e defesa dos direitos humanos apoiadas
56 pedidos emergenciais de ajuda atendidos; destes, 21 por ameaças diretas à vida de ativistas
Mais de 100 grupos, coletivos e organizações de base engajados em ações de divulgação da importância dos direitos humanos
Todas essas informações, bem como vídeos, áudios e fotos, compõem o Relatório de Atividades 2021 do Fundo Brasil de Direitos Humanos.