Olá!
Neste fim de ano, queremos compartilhar com você uma mensagem de esperança. Mesmo com os muitos desafios dos tempos atuais, no Fundo Brasil de Direitos Humanos acreditamos que lutar por uma sociedade mais justa, com equidade racial e de gênero, livre de violência institucional e discriminações, e com justiça socioambiental e climática, é o único caminho para um país melhor.
Em 2023, ultrapassamos a marca de 1.300 projetos apoiados ao longo dos nossos 17 anos de atuação. Essas centenas de organizações e ativistas apoiados são fundamentais para que se amplie o respeito aos direitos humanos, e para que esse avanço aconteça em todo o país: nos centros urbanos e periferias, nas ocupações, nas florestas, no litoral, nas aldeias, nos quilombos, nas áreas rurais e ribeirinhas.
Encerramos o ano divulgando os nomes de 30 novos grupos que serão apoiados por dois de nossos editais: o Defensoras/es de Direitos Humanos: Desenvolvimento Institucional para Segurança Integral; e o Direitos Humanos e Justiça Criminal – Combate à Tortura e Encarceramento em Massa. Além desses, anunciamos também outras 28 organizações a serem apoiadas no âmbito do edital Fortalecendo Saberes e Fazeres da Agricultura Quilombola, de iniciativa da CONAQ, a principal articulação quilombola nacional, em parceria com o Fundo Brasil.
Ainda em dezembro, com grande entusiasmo, abrimos inscrições para três novos editais: Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta Por Direitos, no âmbito do Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno, que completou seu primeiro ano de atuação com 39 organizações apoiadas e mais de R$ 7 milhões doados; o edital geral, que chamamos de Vozes por Direitos e Justiça e que em 2024 presta uma homenagem aos 110 anos de Abdias Nascimento, um dos nossos queridos instituidores; e o edital Comunidades Tradicionais Lutando por Justiça Climática.
O apoio específico para comunidades tradicionais resulta do primeiro edital realizado no âmbito de nossa recém-lançada iniciativa para concentrar ainda mais esforços na luta por justiça climática: o Raízes – Fundo de Justiça Climática para Povos e Comunidades Tradicionais. A nova iniciativa vai apoiar, fundamentalmente, a garantia dos direitos humanos e territoriais de comunidades tradicionais e dos povos indígenas em todo o país, como também seus esforços de ampliação de voz e de protagonismo no debate sobre as mudanças climáticas e a necessária transição para uma economia de baixo carbono. Um segundo edital, específico para povos indígenas, será lançado em breve.
Em ações de comunicação e campanhas deste fim de ano, tratamos dessas lutas e incentivamos o engajamento de mais pessoas em tantas causas urgentes. Na newsletter que você tem em mãos há fotografias espetaculares feitas por ativistas e coletivos de todo o país, inscritas no nosso Concurso Fotográfico “Construindo Futuros Coletivos”. Vídeos da série Que Bom Que Você Perguntou explicam conceitos fundamentais da vida em sociedade como a própria Democracia, para compartilhar com familiares e pessoas amigas. E a nossa campanha para apoiar os povos indígenas que buscam mitigar os efeitos da seca histórica na Amazônia ainda recebe doações: essa emergência, aliás, está longe de acabar. Não deixe de fazer sua doação.
O Fundo Brasil estará em recesso de fim de ano de 21 de dezembro a 2 de janeiro. Durante este período, você pode continuar se informando sobre o nosso trabalho e os editais com inscrições abertas por meio dos nossos canais: site, Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Terminamos agradecendo a você que acompanha e acredita no trabalho do Fundo Brasil. O seu apoio foi decisivo para o nosso trabalho este ano e, com certeza, será essencial para que sigamos na realização de nossa missão, ajudando a transformar vidas de milhares de pessoas por todo o país. A nossa história é construída com a participação de cada uma das pessoas que colaborou e contribuiu para o avanço do nosso trabalho. Continue a caminhar com a gente!
Desejamos a você um bom fim de ano. Mais uma vez, muito obrigada.
Ana Valéria Araújo
Superintendente
Allyne Andrade
Superintendente Adjunta