Numa orquestra, cada músico tem importância e é fundamental para o sucesso das apresentações ou ensaios. Assim como as notas musicais: sozinhas, não fazem sentido. E também com os direitos humanos. Todos precisam ser respeitados para que conquistemos uma sociedade justa e democrática.
Esse é o principal conceito de vídeo divulgado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, com a participação de músicos da Orquestra Juvenil de Heliópolis, grupo artístico comprometido com a democratização do acesso à música de concerto. A orquestra é mantida pelo Instituto Baccarelli, associação civil sem fins lucrativos que atende mais de 1.400 crianças e jovens em programas socioculturais.
O vídeo foi realizado pelo Fundo Brasil em parceria com a produtora Funkee. Mostra a importância dos direitos humanos para todos e todas. A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”, realizado pelo Fundo Brasil, com o patrocínio da Petrobras.
“Cada nota é uma voz. E bastante diferente uma das outras. Tem nota longa, curta, alta, baixa. E a mesma nota soa de um jeito no violoncelo e de outro no trombone. É isso tudo que torna a orquestra um grande desafio”, diz o texto do vídeo, que pode ser assistido aqui.
O vídeo será lançado oficialmente durante o seminário “Comunicação, violência e direitos humanos”, que será realizado pelo Fundo Brasil no dia 23 de abril, no auditório da FGV Direito SP (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com inscrições já encerradas.
Além dele, outros cinco vídeos foram produzidos em parceria com a Funkee e fazem parte do projeto patrocinado pela Petrobras. Abordam temas como o genocídio da juventude negra, a importância da atuação dos defensores e defensoras de direitos humanos, direito à terra para a população indígena e quilombola e combate à violência contra as mulheres e população LGBT.
Todos os vídeos podem ser assistidos no canal do Fundo Brasil.
Revista
Também durante o seminário “Comunicação, violência e direitos humanos” será lançada a revista de encerramento do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”.
A publicação reúne informações sobre todas as redes participantes do projeto e as campanhas de comunicação desenvolvidas. Também tem artigos assinados por Ana Valéria Araújo, coordenadora executiva do Fundo Brasil; Jorge Eduardo Durão, presidente da fundação; e Sérgio Haddad, primeiro presidente do Fundo Brasil.
Fundo Brasil
A fundação tem a missão de contribuir para a realização de direitos humanos no país, construindo mecanismos inovadores e sustentáveis que canalizem recursos para fortalecer organizações da sociedade civil e para desenvolver a filantropia de justiça social.
Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil niciou suas atividades em 2006 e já destinou R$ 7,6 milhões a quase 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras.
Este ano, o Fundo Brasil vai doar mais de R$ 1 milhão para apoiar projetos que tenham o objetivo de combater a violência institucional, a discriminação e o tráfico de pessoas.
Serviço
Seminário “Comunicação, violência e direitos humanos”
Dia 23 de abril, às 10 horas
Endereço: rua Rocha, 233 – Bela Vista – São Paulo/SP
Inscrições encerradas
Mais informações: [email protected]