Em meados de março, enquanto o país entrava parcialmente em quarentena para tentar impedir a disseminação da Covid-19, a equipe do Fundo Brasil se dedicava a ouvir grupos, coletivos e organizações de base que defendem direitos humanos em todo o país para conhecer suas necessidades mais urgentes frente à pandemia.
Na primeira semana de abril, demos início a ações práticas para apoiar ativistas e grupos no enfrentamento às consequências do novo coronavírus em seus territórios, junto às suas comunidades. Lançamos o Fundo de Apoio Emergencial: Covid-19 para receber pedidos urgentes de ajuda material, apoio logístico e continuidade do trabalho de defesa de direitos. Criamos uma página especial para reunir informações importantes sobre a pandemia. E lançamos uma campanha para captar mais recursos e ampliar a capacidade do Fundo Brasil de Direitos Humanos de apoiar esses pedidos de ajuda.
A campanha contou com a participação voluntária de 19 personalidades da cultura brasileira: atores, atrizes, cantoras, todas e todos com grande capacidade de diálogo com o público.
Com todos esses esforços, o Fundo Brasil doou mais de R$ 2,4 milhões a 271 iniciativas em todos os estados do país. No vídeo a seguir, o ator David Junior, um dos voluntários da campanha, mostra em detalhes os resultados.
Assista:
Leia mais: Balanço geral e mapas do Fundo Emergencial: Covid-19