Em sua 4ª edição, o Concurso Fotográfico recebeu 474 fotos das cinco regiões do país. Inscreveram-se no prêmio do Fundo Brasil 123 organizações e indivíduos, 31 na categoria Grupos Apoiados e 92 inscrições na categoria Geral.
São 20 imagens finalistas do “Construindo Futuros Coletivos”: 10 na categoria Grupos Apoiados, na qual concorrem grupos, coletivos e organizações que são ou já foram apoiadas pela fundação; e 10 na categoria Geral, aberta a fotógrafas(os), ativistas e coletivos que nunca foram selecionados para apoio pelo Fundo Brasil.
Grupos Apoiados – Vote nas suas favoritas agora!
Créditos Grupos Apoiados. Seguindo da esquerda para a direita, de cima para baixo, com o nome da organização apoiada entre parênteses: Vanessa Sander (Transvest), Celena Pjehkar Canela (Coletivo de Mulheres Indígenas Memortumre Canela), cyril menta (Associação Indígena Comunidade Indígena Pankararu), Emanuel Herbert (Makira E’ta), Jô Brandão (Coletivo Dan Eji), Junior Tapirape (ASIVA), Ludmila Pereira (Coletiva Pretas de Angola), Moisés Silveira Lobão (MMC), Morgana Damásio (AATR), Puré Juma (Associação do Povo Indígena Juma Jawara Pina)
As imagens passaram por uma triagem interna e depois foram analisadas por um comitê de especialistas formado pelos fotógrafos Júlio César Almeida, Richard Wera Mirim e Silia Moan.
O comitê escolheu as dez fotos para cada categoria que serão submetidas a uma votação popular, realizada por meio de um formulário do Google. O júri popular vai escolher três imagens para serem premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os/As vencedores/as receberão do Fundo Brasil, como prêmios: 1º lugar – 01 (uma) máquina fotográfica semiprofissional; 2º e 3º lugares – 01 (um) kit de acessórios fotográficos para celular, composto por tripé, ring light e bastão de selfie.
Categoria Geral – Vote nas suas favoritas agora!
Créditos Categoria Geral. Seguindo da esquerda para a direita, de cima para baixo, os nomes das fotógrafas e fotógrafos: Rebeca Martins, Antônio José da Trindade Neto, Antonio Ubirajara Purificação de Carvalho, Bernardo Trumai, Carol Paiva, Felipe Iruatã, Isis Medeiros, Leonardo Felipe Silva, Marcelo Tingui, Nayá Tawane.
Para participar da votação, clique aqui.
A votação vai até o dia 21 de novembro, 23h59. O resultado das imagens vencedoras sairá no início de dezembro.
Clique aqui e veja as histórias das 20 fotos finalistas!
Contexto do concurso. Os movimentos sociais atuam em diversas frentes na luta pela defesa de direitos, como o enfrentamento ao racismo, os direitos da população LGBTQIAP+, direitos dos povos indígenas, direito à terra e território de populações tradicionais, combate à tortura e ao encarceramento em massa, direitos das mulheres, entre outros. O ponto em comum das populações e comunidades em luta é a mobilização.
O Concurso Fotográfico 2023 – Construindo Futuros Coletivos destaca a importância das imagens na defesa de direitos humanos produzidas por grupos e ativistas da sociedade civil. A pergunta central que guiará a seleção das imagens é a seguinte: como a defesa de direitos, que você ou sua organização fazem, ajuda a construir um futuro melhor?